I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 31 de julho de 2010

OCORRÊNCIAS EN DESTAQUE DAS ULTIMAS 24 HORAS

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL


De 30 para 31 de Julho de 2010


OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




CONTRABANDO/DESCAMINHO


Na tarde do dia 30/07/2010 uma equipe da GM, quando em patrulhamento pelo Jardim Copacabana, apreendeu um veículo pálio de placas MDL 6277, em cujo interior foi constatado estar com mercadorias provenientes do Paraguai, sendo o veículo conduzido a Delegacia da Receita Federal.






INFRAÇÃO DE TRÂNSITO/APREENSÃO DE MOTOCICLETA


Por volta das 20h12min, uma equipe de Guardas Municipais apreendeu uma motocicleta marca Leopard de placa paraguaia, cujo piloto não possuía habilitação. A motocicleta também representava risco a outros motoristas, pois não havia sistema de iluminação. A moto foi encaminhada ao Pátio municipal de recolhimento de veiculos

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Prefeito apresenta projeto piloto de policiamento comunitário da Guarda municipal



O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi apresentou na manhã desta quinta-feira no Recanto Park Hotel o projeto piloto para implantação do Policiamento Comunitário da Prefeitura de Foz do Iguaçu em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal. O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci que já disponibilizou R$ 3,157 milhões para o município.



 Participaram da reunião o vice-prefeito Chico Brasileiro, secretários, diretores e superintendentes de autarquias e fundações municipais. Também participaram representantes de igrejas evangélicas, católica, associações de bairros e empresários da Região R2 (Norte) que compreende os bairros: Vila C, Jardim Universitário, São Sebastião, Porto Belo, jardim Califórnia, Jardim Itaipu, Jardim Florença, Cidade Nova e Bela Vista.


O projeto tem como premissa implantar uma nova concepção de segurança publica com cidadania. A prefeitura já treinou o efetivo da GM e fez a aquisição de 22 viaturas, sendo 18 Ecosport e quatro Rangers e de 15 motocicletas. Os veículos reforçarão a frota da GM que contra atualmente com 15 viaturas e 35 motos.


“Esta história de só aumentar efetivo é impossível. O custo é alto e não tem funcionários. Nós partimos de uma alternativa que é a segurança integral. Vamos ver a educação, saúde, habitação, assistência social, psicológica, jurídica, obras. Vamos criar escolas que têm abertura para a comunidade. Isso é uma nova maneira de ver a segurança. Vamos dotar essas regiões de uma estrutura absolutamente nova, um conceito novo que tenho certeza nos dará resultados muito interessantes”, explicou o prefeito.


“De acordo com ele, a proposta trás ainda o desenvolvimento de projetos para atender crianças, jovens e adultos tanto no lazer, no esporte quanto c na qualificação profissional.


“Isso é uma nova maneira de ver segurança. E a base será o acompanhamento direto da comunidade. Temos uma Guarda Municipal muito bem treinada. E eu tenho certeza que com a parceria da Polícias Civil e Militar e da Policia Federal que e a nossa grande parceira vamos ter sucesso. Vamos dotar todas as 12 regiões da cidade com uma estrutura absolutamente nova. Com um conceito novo que vai nos levar a resultados muito interessantes”, avaliou Mac Donald.


Implantação

De acordo com o diretor da Guarda Municipal Reginaldo da Silva a primeira região a ser beneficiada com o novo projeto será a R12 que compreende a região da Vila C e do Porto Belo. “Este projeto visa implantar um modelo de segurança com cidadania. A equipe da R12 será composta por 12 guardas municipais e um coordenador  duas viaturas sendo uma descaracterizada e duas motocicletas. A equipe terá autonomia para trabalhar com base no mapeamento das estatísticas das ocorrências. A população terá o telefone celular do coordenador da equipe para acioná-lo em caso de alguma ocorrência e para solicitar reivindicações para o bairro. Queremos trabalhar de forma proativa.


Os trabalhos serão feitos de forma integrada entre todas as secretarias municipais. “Vamos atender de forma conjunta”, finalizou Reginaldo.





matéria extraida do site oficial do municipio de foz do iguaçu

OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE DAS ULTIMAS 24 HORAS

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL



De 29 para 30 de Julho de 2010
 
 
OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




ATROPELAMENTO COM VÍTIMA FATAL:



Por volta das 11h, um atropelamento ocorrido na Av. Costa e Silva com a Rua Mato Grosso levou a óbito um rapaz aparentemente maior de idade, cuja identificação ainda não havia ocorrido. Segundo testemunhas o fato ocorreu quando um caminhão com placas de Maringá – PR colheu a vítima. Há suspeitas de que o rapaz tenha se suicidado. SIATE, Polícia Científica e IML compareceram ao local enquanto equipes da GM faziam o isolamento da área e o controle do trânsito.



PESSOAS SEM HABILITAÇÃO E VEÍCULOS EM MAU ESTADO DE CONSERVAÇÃO:



Nos últimos dias tem sido registrado pela Guarda Municipal e Foztrans um grande número de pessoas dirigindo e pilotando sem habilitação ou conduzindo veículos sem as menores condições de transitar. Fatos que tem aumentado o número de apreenções ao Pátio do Foztrans.

Região da Vila C será a primeira a receber projeto de polícia comunitária



Doze bairros da região da Vila C serão os primeiros da cidade a receber o novo modelo de policiamentos comunitário, implantado pela prefeitura de Foz do Iguaçu por meio da Secretaria de Segurança. O projeto piloto foi apresentado ontem em uma reunião com representantes de todas as secretarias e autarquias, já que dentro da nova filosofia as ações de segurança serão feitas de forma integrada. O projeto é a contrapartida municipal do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O projeto, coordenado pela Guarda Municipal, tem como parceiros os governos estadual e federal. Nesta fase piloto, serão atendidos os moradores da Vila C, Jardim Universitário, Vila São Sebastião, Porto Belo, Jardins Califórnia, Itaipu e Florença, Cidade Nova e Bela Vista. "(O policiamento) vai ser de uma forma bem participativa, onde serão integrantes não só a administração pública, mas também a comunidade, os clubes de serviço, escolas, creches. Vamos implantar o programa de segurança com cidadania, em que o conselho de desenvolvimento e a parte social darão todo o suporte, pois a segurança sozinha não consegue dar conta da resolução dos problemas, pois existem várias questões sociais que acabam repercutindo na segurança", resumiu o diretor da GM, Reginaldo da Silva.


equipes





O novo conceito de policiamento é fruto de subsídios recebidos pelo município no valor de R$ 3,157 milhões, oriundos do Pronasci. Dentre os investimentos para a concretização do projeto, está a aquisição de 22 viaturas — 18 Ecosport e quatro Rangers — e 15 motocicletas que se juntarão às 15 viaturas e 35 motos da frota já existente da corporação.


"Na Vila C, teremos uma equipe de 12 GMs e um coordenador, que farão o levantamento e o mapeamento de toda a situação da região junto à população. Esta equipe terá autonomia para trabalhar nos locais e horários de acordo com as situações previamente observadas por meio de trabalho de estatísticas, para buscarmos atuar de forma proativa, antes de o fato acontecer", contextualizou Silva.


Da região da Vila C, o projeto será estendido às demais 11 regiões da cidade, que foi dividida em 12 áreas urbanas e uma rural, de acordo com o zoneamento do município, que leva em conta tantos critérios demográficos quanto geográficos como forma de obter uma distribuição do efetivo de forma mais equitativa.


Especificamente nos doze bairros da região da Vila C, atuarão 12 GMs com duas viaturas e duas motocicletas. "Os GMs permanecerão apenas naquela região para ter o conhecimento mais próximo tanto da população como para a população também ter conhecimento e a confiança seja recíproca. Haverá um telefone celular que permanecerá com o coordenador e os serviços serão distribuídos tanto pela central de operações como também pela comunidade, que entrará em contato com o coordenador e este distribuirá as atividades".


Ainda em relação à primeira área, o projeto está em fase de preparação tanto da GM quanto da população. Com as novas viaturas, que têm previsão de chegar até o início de setembro, o projeto será implantado naquela região de forma definitiva. No entanto, o início em caráter piloto já está em iniciação com a viatura da área.



Comunidade





Dentro da filosofia de segurança haverá ainda o papel desempenhado pelo conselho de moradores, grupo que levará informações para os GMs. Estas poderão ser de âmbito geral e não apenas do setor de segurança, mas também da saúde, educação, obras, assistência social, proteção à infância e adolescência, esporte e outros. "O conselho será o elo entre a população e a administração pública".
O projeto contará ainda com auxílio do Grupo Tático de Apoio (GTA), formado por guardas que participaram de uma série de treinamentos como como o Curso Tático de Abordagem e Mobilização (CTAI), promovido pela 6ª Subdivisão Policial e pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Foz. Ministrado por instrutores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de janeiro, o treinamento contou com aulas de incursões em áreas de risco, rapel, escalada e outros. "Eles vão estar também à disposição tanto para a atender a GM como um todo como para dar suporte à equipe que atuará na Vila C", complementou o diretor da GM.



Comandada pelo prefeito Paulo Mac Donald, a reunião contou com a participação dos outros órgãos municipais em razão do caráter
integral do projeto. Segundo Mac Donald, o modelo atual de segurança é ineficaz, por isso deve ser implantado uma nova modalidade. "Esta história de só aumentar efetivo é impossível. O custo é alto e não tem funcionários. Nós partimos de uma alternativa que é a segurança integral. Vamos ver a educação, saúde, habitação, assistência social, psicológica, jurídica, obras. Vamos criar escolas que têm abertura para a comunidade. Isso é uma nova maneira de ver a segurança. Vamos dotar essas regiões de uma estrutura absolutamente nova, um conceito novo que tenho certeza nos dará resultados muito interessantes", comentou.
 
jornal a gazeta do iguaçu dia 30 de julho de 2010 www.gazeta.inf.br

quinta-feira, 29 de julho de 2010

COMUNICADO URGENTE/CONVITE

reunião que acorrerá nesta sexta-feira 30/07/10 as 19:00h. (reunião) na sede do SISMUFI – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Foz do Iguaçu, e no sábado 31/07/10 as 08:30h. (concentração) nas proximidades da ponte da amizade, com os ex-alunos da VIZIVALI os quais até agora não receberam os seus diplomas do “curso normal superior”, devido ao impasse criado pelas seguintes instituições: VIZIVALI, IESDE, CEE, CNE, MEC, GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA DO BRASIL.



Nossos direitos estão sendo vilipendiados!


Agradecemos a colaboração na divulgação desta luta que é de 35.000 familias paranaenses.










Comissão dos ex-alunos do curso normal superior da Vizivali em Foz.






MAIORES INFORMAÇOES PELOS TELEFONES:


9113 7498 OU 3575 3840 MARGARETH


3025 2387 MARIO FELICIO


8403 9481 SANDRA


8806 3959 RIBEIRO


3523 5918 SISMUFI

OPERAÇÃO CONJUNTA GUARDA MUNICIPAL ,POLICIA FEDERAL E FORÇA NACIONAL


Operações visam coibir uso destes veículos por marginais que se passam por mototaxistas, para cometer ilícitos na região da ponte
Para possibilitar a fiscalização de todos, forças policiais retêm motoqueiros
uma força-tarefa formada pela Guarda Municipal, Foztrans,Polícia Federal e Força Nacional de Segurança Pública atua na região da Ponte Internacional da Amizade para coibir o uso de motocicletas na prática de ilícitos na região de fronteira. A operação, realizada ontem de manhã pela segunda vez, visa identificar criminosos que, disfarçados de mototaxistas, acabam atuando naquela área. Na primeira incursão das forças de segurança, feita na sexta-feira, 23, algumas pessoas foram detidas por transporte irregular de valores. Ontem, uma mulher foi presa com crack.

Na operação, os homens da Força Nacional e da Polícia Federal permanecem na cabeceira da ponte, no sentido Paraguai—Brasil, de forma a orientar o fluxo de motocicletas, para ‘afunilar’ o trânsito. Os mototaxistas são aglomerados em uma das ruas marginais à BR-277, e vistoriados um a um.

"Esta é segunda vez em que viemos a este local. Temos tido muitos problemas aqui nesta região, muitas denúncias também, de ilícitos envolvendo motocicletas. Então, nosso foco principal nestas duas ações e outras que irão ocorrer, é justamente combater as ações de pessoas que se utilizam desta fachada de mototaxistas para cometer ilícitos nesta região", resumiu o subinspetor Devanil Garcia, que atuava na operação de ontem.

De acordo com ele, no primeiro dia de trabalho, na sexta-feira, os resultados foram "bastantes satisfatórios", com 18 motos apreendidas e pessoas detidas por transporte irregular de valores — ingressaram com montante igual ou superior a R$ 10 mil, sem a devida declaração à Receita Federal. "Tivemos ainda a apreensão de comprimidos que foram para análise em Curitiba, pois não foi possível identificar se eram medicamentos ou drogas", enumerou o GM.

Ontem, os trabalhos, que se iniciaram às 10 horas, tiveram como resultado parcial a apreensão de dez motos e mais pessoas detidas por transporte de valores. Cerca de um quilo de crack também foi apreendido com a passageira de uma moto. A droga e a mulher foram encaminhadas à 6ª Subdivisão da Polícia Civil.

Os GMs estão fiscalizando as pessoas que se utilizam destes veículos para cometer crimes. Então, a parte que podemos fazer é a retirada do veículo de circulação. Ele estando irregular no trânsito brasileiro, será recolhido. No caso de motos com placas estrangeiras, se estiver irregular, será levado à RF", disse o subinspetor.

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS NAS ULTIMAS 24 HORAS

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL


De 28 para 29 de Julho de 2010
 
 
OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




OPERAÇÃO CONJUNTA GM/PF E FN


Por volta das 10h, deu-se início na região da ponte da amizade, a uma operação conjunta ( GM – PF – FNS) o qual foram abordados cerca de 500 (quinhentas motocicletas), sendo que 10 (dez) foram recolhidas ao pátio por irregularidade. Ainda uma prisão por tráfico Internacional de drogas, uma mulher com aproximadamente um kilo de crack e uma prisão por evasão de divisas.


VEÍCULO RECUPERADO:

Por volta das 21h13min, uma equipe da GM, quando em patrulhamento pelo Jd. Jaqueline, tomou conhecimento de que havia ocorrido recentemente um roubo a residência, com três elementos armados, sendo que empreenderam fuga com o carro da família, um veículo Seat Córdoba de placas JPE-4464. Imediatamente a equipe iniciou buscas, quando, na baixada do Leão, foi localizado o veículo abandonado. O carro foi então removido até a 6ª SDP, para as providências cabíveis.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

OCORRÊNCIAS DE TERÇA PARA QUARTA FEIRA

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL


De 27 para 28 de Julho de 2010
 
OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE
 


MATERIAIS EM VIA PÚBLICA



A GM tem efetuado diversas constatações de utilização irregular de espaços públicos, como o depósito de entulhos e materiais de construção em via pública, ato que fere o código de posturas do município e é passível de notificação e multa. Sendo que na data do dia 27/07/10, por volta das 09h25min, uma equipe da GM constatou uma irregularidade no Jd. Aurora, na Rua Laguna, sendo que o dono da obra comprometeu-se a retirar o material imediatamente.



RECOLHIMENTO DE MOTOCICLETAS IRREGULARES

A GM desempenhou fiscalização de Trânsito na região do Porto Meira, com o objetivo de evitar acidentes, através do recolhimento de veículos sem condições de transitar. Nesta data foram recolhidas 08 (oito) motocicletas que foram encaminhadas para o pátio municipal de recolhimento de veiculos.


INFRAÇÃO DE TRÂNSITO/RECOLHIMENTO DE VEÍCULO


Por volta das 00h:30min, uma equipe da GM, encaminhou para o pátio municipal de recolhimento de veiculos, um veículo Montana de placas IOB-8512, por estar sendo conduzido por um adolescente sem habilitação. Além de recolhido ao pátio também foram confeccionadas as devidas notificações.

terça-feira, 27 de julho de 2010

OCORRÊNCIAS DE SEGUNDA PARA TERÇA FEIRA

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL

 
De 26 para 27 de Julho de 2010
 
 
OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




AMEAÇA
Por volta das 22h30min, uma equipe de Guardas Municipais encaminhou para a Delegacia o Sr. Diomiro Cezar dos Santos, 34 anos, por ter o mesmo ameaçado a sua ex-mulher e permanecendo em frente da residência da ameaçada, intimidando-a. O fato ocorreu na Rua das Missões no Bairro Jd. América.



APOIO A OUTRO ORGÃO ESTADUAL

Na tarde do dia 26/07/2010 uma equipe da GM efetuou apoio as operações do DENARC nas regiões do Morumbi e Jd. São Paulo, sendo que uma pessoa foi presa com 16 (dezesseis) buchas de cocaína e pequena quantidade de maconha. O fato ocorreu na Rua Monsenhor Guilherme no Bairro Jd. São Paulo

sábado, 24 de julho de 2010

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DE QUNTA PARA SEXTA-FEIRA

GUARDA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU / SMSP
CENTRAL DE OPERAÇÕES / GMFI

De 22 para 23 de Maio de 2010

OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




DISPARO DE ARMA DE FOGO:



Por volta das 16h20min, uma equipe de guardas municipais quando em patrulhamento no Jd. Bela Vista, ouviram disparos de arma de fogo, sendo no total 06 (seis), que pareciam terem sido efetuados na Rua São Luiz. A equipe efetuou patrulhamento pela rua mencionada tentando localizar o local que originou os disparos, até que, uma ligação anônima para a Central da GM, informou com exatidão o local, o qual dava conta da casa de nº 148. A equipe tentou contato por cerca de 30 minutos com os moradores da casa, sem êxito, até que certo tempo depois um casal abriu a porta, e a GM ainda estava lá, aguardando pacientemente. O casal, questionado, informou não ter conhecimento do ocorrido, porém, a pedido da GM, a dona da casa autorizou a equipe a adentrar na residência para averiguação, momento em que foi localizada a arma, pistola 6.35 e mais dez cartuchos intactos. O dono da casa Jaxsandro Schineider, 29 anos, confessou ser o dono da arma, sendo então conduzido preso até a 6ª SDP, para as providências cabíveis.



INFRAÇÃO DE TRÂNSITO


Por volta das 17h20min uma equipe da Guarda Municipal deparou-se, quando em patrulhamento na Rua Almirante Barroso, Centro da cidade, com um menor ao volante. Feita a abordagem constatou-se que de fato tratava-0se de um menor dirigindo, porém este estava autorizado pelo pai. A habilitação do pai foi recolhida, as notificações efetuadas e o veículo recolhido ao Pátio do Foztrans.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DAS ULTIMAS 24 HORAS

GUARDA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU / SMSP
CENTRAL DE OPERAÇÕES / GMFI

De 21 para 22de Maio de 2010


OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




AGRESSÃO/TERMO CIRCUNSTANCIADO

Por volta das 14h23min, uma equipe de guardas municipais deslocou até o P.S. do Jardim São Paulo, onde uma atendente havia sido agredida por uma mulher de nome Rosana da Silva, residente do Jd. São Luiz. Segundo informações a agressora foi motivada pelo descontentamento com o serviço prestado pelo Sistema de Saúde, e nervosa, investiu contra a atendente. A equipe conduziu a agredida até a Delegacia da Mulher para confecção da queixa de agressão, vez que, a agressora não foi localizada.



TENTATIVA DE ROUBO/AGRESSÃO


Por volta das 14H30min, uma equipe da Guarda Municipal, compareceu na Rua Carlos Sotomaior na Vila Portes, onde dois rapazes em uma motocicleta de cor vermelha, tentaram roubar uma mulher, mediante uso de arma e coronhadas na cabeça da vítima, sem êxito, os agressores empreenderam fuga. A Guarda Municipal e as demais Forças Policiais aguardam a colaboração da população para localizar estes perigosos elementos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

GUARDA MUNICIPAL EM APOIO A FISCALIZAÇÃO



O Departamento de Fiscalização da prefeitura de Foz do Iguaçu, recolheu na manhã desta quarta-feira (21), os carrinhos de sete vendedores ambulantes que atuam na rua Quintino Bocaiúva, centro de Foz do Iguaçu. A providência foi adotada em razão do não cumprimento da legislação. As licenças são diferenciadas e no caso dos ambulantes a legislação exige que eles circulem.







No local, foi chamado a Guarda Municipal para manter a ordem, enquanto os fiscais recolhiam os carrinhos que foram levados para o pátio da antiga Cobal, na Vila A. O ambulante Mauro Silva, que trabalha no local há 10 anos, conta que pagou R$2.500 pela banca e mais R$250,00 pelo alvará municipal, "Estamos aqui com uma luta ferrenha com o prefeito porque nós queremos trabalhar, temos autorização, temos alvará, mas para melhorar o visual de Foz do Iguaçu ele quer nos tirar". Mauro diz ainda, que não há condições de circular com os carrinhos e que a fiscalização teria dado o prazo para a retirada das bancas móveis há apenas dois dias.






O vendedor se queixa também da injustiça com que os trabalhadores são tratados, "Foz do Iguaçu tem uma situação meio caótica, para você ter uma idéia, com os vendedores de cd e dvds piratas não é feito nada. A minha fonte de renda é a banca, se eu não tiver mais a banca, será como se tivessem assaltado a minha casa, eu perco tudo da noite para o dia. O prefeito quer desempregados na cidade de Foz do Iguaçu", disse Mauro, que possui mercadorias de procedência brasileira e com nota fiscal.






Reginaldo Silva, secretário da Fazenda do Município, avisou em entrevista ao Jornal da Cultura, em abril e também na última terça-feira (19), que os carrinhos seriam recolhidos. Hoje o secretário reafirmou que os comerciantes estão ilegais, "Os ambulantes não estão cumprindo o que diz a lei do município, que é andar com seus equipamentos. Eles se estabeleceram em locais e ali ficaram de maneira irregular. Então o município está cumprindo o que a legislação prevê". Ele informou ainda, que os ambulantes deverão pagar as taxas referentes ao serviço de apreensão, podendo assim retirar o carrinho. "Eles não podem se fixar em forma de estabelecimento, tem que circular", completou Reginaldo. O vereador Edson ‘Narizão' que é ex-ambulante apóia os trabalhadores.

terça-feira, 20 de julho de 2010

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DE SEGUNDA PARA TERÇA-FEIRA

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL



OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE






RECOLHIMENTO DE CAROÇAS NO CENTRO DA CIDADE



Na data de hoje, equipes da GM e Instituto de trânsito, recolheram três carroças, sendo duas que transitavam em horário proibido no centro da cidade e uma por estar com excesso de carga, castigando o animal. O objetivo deste trabalho é evitar acidentes envolvendo este tipo de veículo. O Foztrans e a GM já efetuaram um longo trabalho de orientação a carroceiros com relação ao horário que se pode transitar na área Central, a partir de agora, quem não obedecer as regras terá a carroça apreendida.



ENGAVETAMENTO NA AV. COSTA e SILVA

Por volta das 13h:50min, um veículo com problemas mecânicos ocasionou um engarrafamento na Av. Costa e Silva, segundo informações obtidas no local, o fato ocorreu porque o veículo com problemas não sinalizou a pista. No total quatro veículos foram envolvidos. A GM se fez presente, orientando o trânsito, até que a pista fosse totalmente liberada.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PESQUISA/ENQUETE

O SITE www.linguaditrapo.com SITE DE NOTICIAS DE FOZ DO IGUAÇU ESTA FAZENDO UMA PESQUISA NA MODALIDADE ENQUETE COM A SEGUINTE PERGUNTA EM SUA OPINIÃO AS GUARDAS MUNICIPAIS TÊM STATUS DE POLICIA? CLIQUE NO LINK QUE IRÁ TE DIRECIONAR ATÉ O WEB SITE E VOTE!

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE DOMINGO PARA SEGUNDA-FEIRA

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL

De 18 para 19 de Julho de 2010


 


OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




PRISSÃO POR FURTO QUALIFICADO


Por volta das 15h, Guardas Municipais deslocaram até a Rua Rui Barbosa, 1944, onde foram informados pelo Sr. Diogo Batista Dos Santos, que um elemento vestindo calça jeans e camiseta verde havia quebrado o vidro dianteiro do veículo Gol placas LNL-0140 e subtraiu uma carteira de cor marrom contendo objetos pessoais e cartões de crédito.A equipe  efetuou patrulhamento nas proximidades e deteve Wagner de Oliveira dos Santos que confessou o furto e o local onde havia escondido os objetos.A proprietária do veículo a senhora Thayana Aparecida Scapini reconheceu como seus os objetos encontrados com o meliante.Sendo então conduzido a 6ª SDP..



PRISSÃO POR  SEQUESTRO , CÁRCERE PRÍVADO E PORTE DE ARMA DE FOGO



Por volta das 23h38min; o SR. Idair Elidio Dos Santos residente na Rua Samuel Nunes Neto, 97 informou via fone que estava sendo vítima de ameaça, porém quando a  equipe compareceu ao local foi informada por um parente do solicitante que o mesmo juntamente com o adolescente J.G 17 anos tinham sido seqüestrado por três elementos armados.

As equipes em patrulhamento abordaram o veículo Escort placas HZC-9707, na Travessa Nelson Franco Ferreira,17, Bairro Cidade Nova, sendo que os dois reféns estavam no veículo e os seqüestradores empreenderam fuga. Foi detido Rudnei De Souza e encontrado uma espingarda calibre 12mm e um revólver calibre .38.

sábado, 17 de julho de 2010

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DE SEXTA PARA SABADO

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL


De 16 para 17 de Julho de 2010


OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE





VIOLENCIA DOMÉSTICA LEI MARIA DA PENHA


Por volta das 14h00m, uma equipe de Guardas Municipais conduziu para a Delegacia da Mulher o Sr. Alexandre Pereira, 23 anos, após o mesmo ter agredido sua mulher, a Sra. Raquel Medeiros. Ambos ficaram na Delegacia para os procedimentos cabíveis.



ENCAMINHAMENTOS A ALBERGUES



A Guarda Municipal tem encaminhado diariamente pessoas necessitadas a Albergues, porém, na data do dia 16 para 17 a Central da GM registrou um número elevado de encaminhamentos, foram 10 (dez) as pessoas necessitadas atendidas.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE DAS ULTIMAS 24 HORAS

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL


De 15 para 16 de Julho de 2010

OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE


ATAQUE DE CÃES DA RAÇA PITBULL

Por volta das 16h30min, uma equipe da GM, compareceu ao bairro Novo Mundo para averiguar denúncia de ataque de cães da raça pitbull a um homem. O fato ocorreu na Rua Saturino Rolon nº 82, o que foi constatado com a chegada da equipe. A vítima foi o Sr. Wilson Zanella, que fora atacado por dois animais, foi socorrido pela proprietária dos cachorros e por seu cunhado. Dado aos ferimentos provocados, a equipe do Siate foi acionada e prestou atendimento a vítima. No local também se faziam presentes equipe da Polícia Militar.


MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM VIA PÚBLICA

Uma equipe da Guarda Municipal em Patrulhamento, deparou-se com dois caminhões basculantes de uma grande empresa de materiais de construção da cidade, despejando uma carga de pedra e outra de areia em cima da calçada, obstruindo totalmente a passagem de pedestres, em total desrespeito aos munícipes, que, a partir daquele instante, teriam que adentrar na pista de rolamento, correndo riscos, para contornar o material depositado irregularmente, já que, questionados, os condutores não possuíam autorização do orgão de trânsto  para ocupar aquele espaço com  os materiais. Para evitar medidas drásticas, os condutores e o responsável pela obra, comprometeram-se a desobstruir imediatamente a calçada ocupada, liberando a passagem aos pedestres. 

 
PESSOA IDOSA NECESSITANDO DE ATENDIMENTO MÉDICO.

Por volta das 09h48min, uma informação, via fone, dava conta de que na Rua Edgar Schimmelpfeng, nº 985, no bairro Parque presidente I, havia uma Sra. Idosa necessitando de atendimento médico. Uma equipe da GM esteve no local, e constatou que a Sra. Zélia Sene, com idade aproximada de 80 anos, necessitava de fato de atendimento médico. Uma equipe do SAMU foi acionada para as providências necessárias. Cabendo, posteriormente, a ação Social dar continuidade ao caso.

 

quinta-feira, 15 de julho de 2010

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DE QUARTA PAR QUINTA FEIRA

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL

De 14 para 15 de Julho de 2010

OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE



VEÍCULO APREENDIDO



Por volta das 15H45min, uma equipe da GM, ao efetuar abordagem ao veículo Gol de placas LWK-8451, constatou que seu condutor não era habilitado, o que significa um risco maior a sociedade. O veículo foi apreendido, sendo recolhido ao pátio do Foztrans. O fato ocorreu no Parque Presidente II.



RONDAS EM PARQUES PÚBLICOS





A Guarda Municipal deflagrou ação de saturação de policiamento em praças públicas, em especial no Parque do Monjolo (que acabara de ser recuperado) e no Parque Remador. Jovens em atitudes anti-sociais são abordados e orientados com relação aos bons costumes. Este trabalho não tem data para terminar e visa principalmente inibir ilícitos, tais como o uso de intorpecentes.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS ULTIMAS 24 HORAS

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL
 
De 13 para 14 de Julho de 2010
 
OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE
 
 
ATROPELAMENTO/APREENSÃO DE MOTOCICLETA
 


Por volta das 12H53min, o Sr. José Martins de Oliveira, 55 anos, atropelou a Sra. Maria da Silva Moreno,55 anos, com sua moto Honda placa AMG-8360. José não era habilitado. O socorro foi acionado e a moto recolhida ao pátio da PM.



PORTE DE ARMA DE FOGO/PRISSÃO/TENTATIVA DE ROUBO



Por volta das 13h40min, uma equipe da Guarda Municipal compareceu a Rua Carlos Gomes esquina com a Rua Cassiano Ricardo, na Vila Portes, e efetuou a condução a Delegacia de Leandro Silva do Carmo, 18 anos, residente no Jd. Cristina. Leandro, em posse de uma arma calibre 22, tentou efetuar o roubo a uma motocicleta Leopard de placa paraguaia, quando o piloto da moto reagiu. Leandro efetuou um disparo com sua arma não acertando ninguém. Segundo a vítima, Sr. Edgar Vega, o ladrão tentou efetuar outros disparos contra sua pessoa, no entanto, a arma não funcionou mais, momento em que foi dominado com a ajuda de populares. O revólver da marca Custer cal. 22, com um cartucho deflagrado e cinco cartuchos intactos foi entregue na 6ºSDP, juntamente com o preso Leandro da Silva do Carmo, para as providências cabíveis.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE DE DOMINGO PARA SEGUNDA-FEIRA

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL


De 11 para 12 de Julho de 2010
 
 
OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




POLICIAMENTO EM EVENTOS PÚBLICOS



Na data do dia 11/07/2010, a Guarda Municipal atendeu 21 (vinte e um) eventos públicos, sendo que a quase totalidade se tratava de festa julina e as remanescentes eventos em Igrejas e Associações. Apesar do volume significativo de eventos, em nenhum deles foi registrado ocorrências de natureza policial.



ROUBO MEDIANTE EMPREGO DE GRAVE AMEAÇA/PRISÃO



Por volta das 05h do dia 11/07/10, dois rapazes efetuaram assalto a um Sr. de avançada idade, utilizando-se de ameaças e violência física contra a vítima indefesa. O fato ocorreu nas proximidades do T.T.U., sendo que uma VTR em patrulhamento passou pelo local e foi abordada pelo idoso. A equipe efetuou buscas na região e localizou Nilson Diego Gonçalves Costa, 18 anos e Cleiton da Cunha, 19 anos, ambos reconhecidos pela vítima como autores do roubo. Os detidos foram encaminhados para a 6ªSDP para as providências cabíveis.



SOM ALTO EM VEÍCULO



Na madrugada do dia 11/07 para 12/07/10, a Guarda Municipal efetuou diversas diligências para averiguação de som alto em via pública, sendo que os veículos encontrados com irregularidades foram encaminhados ao pátio do FozTrans.

sábado, 10 de julho de 2010

POLICIAIS ENCERRAM CURSO TÁTICO DE ABORDAGEM E IMOBILIZAÇÃO

Depois de cinco dias de intensos treinamentos, 60 agentes das forças de segurança da fronteira encerraram a participação, na sexta-feira, 9, do Curso Tático de Abordagem e Mobilização (CTAI), promovido pela 6ª Subdivisão Policial e pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu. Durante toda a semana, eles receberam noções de práticas de abordagem, cuidados operacionais e jurídicos, imobilizações pessoais, tomada de edificações, explosivos e movimentações táticas. O curso é um dos instrumentos que embasarão a criação de um grupo tático, que atuará em situações de altíssimo risco — que oferecem perigo de morte tanto para policiais quanto para cidadãos. O anúncio da criação deste grupo de elite foi feito na terça-feira pelo secretário de Segurança de Foz do Iguaçu, Adão Luiz Souza de Almeida.



Ministrado por instrutores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de janeiro, o curso foi dividido em partes teórica e prática, e teve a participação de agentes da Polícia Civil, das polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, Guarda Municipal e membros da Receita Federal. Além destes, participaram servidores do Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) e membros da Polícia Nacional do Paraguai e da Gendarmeria argentina. Todos como a meta de aprimorar a qualidade técnica na abordagem.


Com ênfase na parte prática, o treinamento contou com simulações de abordagem a pessoas em casos de flagrante armado. Os policiais receberam técnicas de revista pessoal, captura com algemas e condução para a viatura. Também nas aulas, os agentes participaram de simulações de abordagens a veículos, com cobertura, retirada e revista. Constaram ainda do programa treinamento de tiro e operações com helicóptero. O espaço escolhido foi o Clube de Tiro Cataratas, no Remanso Grande. Na sexta-feira, 9, pela manhã — no mesmo local — o módulo de encerramento abordou treinamento de ação de risco com explosivo e invasão em cativeiro.




www.gazeta.inf.br
















Integração










Como informou o secretário municipal de Segurança de Foz, Adão Luiz Almeida, o treinamento teve como fim capacitar os policiais no combate às organizações criminosas. "Sempre quando houver a necessidade entrará em ação, incluindo ações conjuntas com forças do Paraguai e Argentina", considerou. Por meio da integração, a meta é favorecer a realização de ações em conjunto — que já é uma realidade em Foz. "A capacitação é fundamental. Este trabalho vai fazer a diferença na cidade. É a primeira vez que Foz desenvolve um trabalho integrado, envolvendo todas as forças policiais da fronteira", disse à Gazeta do Iguaçu.






O aspecto de integração foi destacado também por um dos instrutores do curso. Membro do CORE, o inspetor José Dias de Moraes lembra que a meta do curso foi repassar aquilo que os instrutores sabem, mas também o aprendizado deles mesmos. "Aqui temos a Guarda Municipal, policiais da Argentina e do Paraguai, polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, e isso, para nós, é uma integração muito boa. O Brasil precisa de união na área de segurança. Se nos integrarmos estamos bem, temos de proteger tanto quem vem de outros países para o nosso e principalmente os nossos do Brasil", contextualizou no primeiro dia de curso.



OCORRÊNCIAS DE SEXTA PARA SABADO

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL

De 09 para 10de Junho de 2010


OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




ACIDENTE DE TRANSITO COM VÍTIMA


Por volta das 07h00min, do dia 09/07/10 equipes de Guardas Municipais deslocaram até a rua ALM. BARROSO COM ED. DE BARROS, para atender um acidente de trânsito, no local encontrava-se uma motocicleta HONDA BROS PLACA AKT5507 e seu condutor sendo atendido por uma equipe do siate estando em estado grave devido aos ferimentos provocados pela colisão. Os GMS foram informados que o outro veiculo um RENALUT CLIO, PLACAS AKF 2343 havia evadido do local, sendo localizado posteriormente abandonado na RUA ALM. BARROSO COM QUINTINO BOCAÍUVA,e de imediato informado sobre a fuga a toda a rede de viaturas e motos como tambem os demais orgão de segurança posterior foi acionado o pelotão de trânsito da POLÍCIA MILITAR, para as devidas providências



VEÍCULO RECUPERADO



Por volta das 02h40min, do dia 10/07/10 uma equipe de Guardas Municipais deslocou até a rua SOBRAL 96 onde segundo informações havia um veículo abandonado, no local foi constatado que tratava-se de uma camioneta GM S10 de cor preta da cidade de GOIANIA e que estava com as portas abertas e a chave na ignição. Logo após a central recebeu a informação de que o veículo havia sido tomado de assalto por três indivíduos em um hotel na região central da cidade, segundo as vítimas além do veículo os marginais levaram a quantia de 40.000 reais dos mesmos, as vítimas ficaram trancadas em um quarto do hotel. Diante dos fatos o veículo foi encaminhado a 6ª SDP para as providências cabíveis e posterior devolução ao proprietário.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

POLICIAS INTEGRADAS PARTICIPAM DE EXERCICIOS AÉREOS E TERRESTRES



A prática de tiro e técnicas em operações com aeronave foram as atividades desenvolvidas pelos agentes de segurança da fronteira, na manhã de quinta-feira (8) no Clube de Tiros Cataratas em Foz do Iguaçu. Conforme explicou o policial Afonso Ninja, integrante do Grupo de Diligências Especiais – (GDE) e um dos instrutores, as ações incluíram treinamento da prática de tiro, do básico ao avançado com armas curtas.



O trabalho em equipe relativo à aeronave, implica no exercício de embarque e desembarque, patrulhamento aéreo tático e aproximação da aeronave. “E principalmente, como utilizar a aeronave, enquanto instrumento auxiliar da equipe, para a segurança nas operações terrestres”, disse Ninja.




De acordo com a sistematização das práticas, a cada grupo de 10 policiais, por revezamento, eram ministradas as técnicas de tiro, em diferentes modalidades, cada qual com suas especificações. Por exemplo, no tiro de observação, os instrutores mostravam aos alunos, as técnicas para a execução do tiro, desde o manuseio da arma até o momento do disparo. No tiro chamado, instinto é realizado a cinco metros do alvo, quando o instrutor aciona o apito, o aluno deve disparar. Na simulação com barricada, o exercício mostrou todos os aspectos de técnicas, concentração, preparo físico e emocional, exigidos numa operação policial de risco.


Com a aeronave em solo e desligada, primeiro foram apresentadas todas as instruções para operação de embarque e desembarque. Entre elas técnicas de como entrar, sair, de aproximação, embarque com armamento, e outros. “A forma correta de aproximação é manter o deslocamento a 45 graus da aeronave, a fim de que o piloto tenha visão”, destacou o instrutor. Na seqüência, ainda com a aeronave desligada, divididos em grupos todos executaram na prática as instruções. Só então posteriormente, passaram para a prática com a aeronave ligada e em movimento.


Guarda Municipal



A Guarda Municipal mantêm o Grupo Tático de Apoio (GTA - com 12 GMs) que atua integrado a todas as forças de segurança da cidade como Polícia Civil, Polícia Militar, PF, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Bombeiros e as polícias do Paraguai e Argentina.

AGENCIA MUNICIPAL DE NOTICIAS WWW.FOZDOIGUACU.PR.GOV.BR

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GUARDA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL


De 08 para 09 de Julho de 2010
 
 
OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




INFRAÇÃO DE TRÂNSITO/RECOLHIMENTO DE MOTOCICLETA


Por volta das 09h:55min do dia 08/07/10 uma equipe da Guarda Municipal efetuou a abordagem de um adolescente que pilotava uma motocicleta marca Leopard 150c. Por não estar habilitado e por falta de equipamentos de uso obrigatório, a moto foi recolhida ao pátio do Foztrans para a preservação da vida do menor e cumprimento da lei.



ASSÉDIO/ PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO/TERMO CIRCUNSTANCIADO



Por volta das 15h:24min do dia 08/07/10, uma equipe da Guarda Municipal, quando em patrulhamento na Praça do Mitre, foi abordada pela Sra. Margarete de Fátima, que solicitou providências quanto ao Sr. Hélio Pedro Rech, residente na Vila “C”, que havia a assediado e feito uso de palavras de baixo calão dirigidas a Sra. Margarete. Ambos foram encaminhados para a Delegacia da Mulher.



CONTRABANDO/DESCAMINHO



Por volta das 10h:50min, uma equipe da GM patrulhando a Av. JK, deparou-se com um veículo conduzido de forma perigosa. Ao ser abordado, constatou-se que o motorista de origem paraguaia não possuía habilitação, representando um perigo aos demais. Foi constatado ainda que no porta malas haviam aparelhos de informática provenientes do Paraguai, sem a devida regularização, sendo então o veículo apreendido e encaminhado a Delegacia da Receita Federal.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

GUARDAS MUNICIPAIS RECEBEM TREINAMENTO DE TECNICAS DE ABORDAGEM E IMOBILIZAÇÃO

Guardas municipais e policiais civis e militares de Foz do Iguaçu estão sendo submetidos a treinamento com policiais civis do Rio de Janeiro integrantes da Coordenação de Operações e Recursos Especiais – CORE. De acordo com o coordenador inspetor José Dias de Moraes uma das ações é sobre Técnicas de Abordagens e Imobilizações, que visam à segurança do policial, bem como do cidadão.



 Na quarta-feira foram realizadas várias simulações de abordagem ao indivíduo no caso de um flagrante armado, desde a revista pessoal, a captura com algemas e a condução para a viatura. “Nesta situação temos que agir de forma adequada, com segurança, para não colocar a vida do policial em risco de morte”, disse. A cada simulação os instrutores mostram as ações que devem ser realizadas, objetivando a prevenção do risco para o policial.


Segundo o instrutor Ney Cortes, há nove anos integrante do CORE, basicamente as instruções são para a defesa do policial. Disse que o curso é uma oportunidade para troca de experiências, em razão das diferentes realidades com as quais trabalham.

 Num segundo momento foram realizadas as abordagens de veículos, a partir de ações na cobertura, retirada e revista. Corte explicou que há várias formas de abordagem de veículo, depende do armamento utilizado na operação, da realidade de cada cidade, entre outros fatores.


Hoje (quinta 8) no período da manhã houve treinamento de tiro e as instruções envolvendo uma operação com helicóptero, no Clube de Tiro Cataratas, no Remanso Grande. Amanhã, sexta-feira, (9) o treinamento será ação de risco, com explosivo e invasão em cativeiro, também no Clube de Tiro Cataratas. Participam do curso 60 agentes entre guardas municipais, PF, Polícia Nacional do Paraguai e da Argentina, Polícia Rodoviária Federal, Agentes Penitenciários, Polícia Militar, Bombeiros Militares e Receita Federal.

creditos agencia municipal de noticias  matéria e fotos



Conteúdo


Teoria e Práticas de Abordagem


Cuidados Operacionais


Cuidados Jurídicos


Teorias e Práticas em Imobilizações Pessoais


Tomada de Edificações


Noções e Explosivos


Tiro e Movimentações Táticas








RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DAS ULTIMAS 24 HORAS

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL


De 07 para 08 de Julho de 2010
 
 
 
OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE






PRISÃO POR FURTO DE CELULARES, JÓIAS E RELÓGIOS:

Por volta das 01h55min, uma equipe da GM em patrulhamento pela Av. Gramado esquina com a Rua Silvano Gutierez, abordaram Jonas da Silva, 27 anos, que de posse de vários celulares, relógios, colchão de ar, diversos anéis e uma correntinha dourada, não soube explicar com exatidão a procedência dos materiais. A equipe efetuou algumas ligações para os números das agendas dos aparelhos de celulares e descobriu que os objetos se tratavam de produto de furto. Jonas foi então conduzido preso para a 6ªSDP.



VEÍCULO RECUPERADO:

Por volta das 14h48min do dia 07 de julho, uma equipe em patrulhamento pela Rua Mundaú, Bairro Três Lagoas, localizou o veículo Fiat Fiorino, placas AWA 8000, cor vermelha, que estava escondido no meio de um matagal. Ao se averiguar os dados da placa, constatou-se que tratáva-se de um veículo roubado horas antes no Bairro Jardim Colombelli. O veículo recuperado foi guinchado para o pátio da 6ªSDP, para as devidas providências.



MOTO RECUPERADA/PRISÃO/APREENÇÃO DE MENOR:

Por volta das 15h45min, uma equipe da GM, quando em patrulhamento no Parque Presidente, abordou uma motocicleta CG FAN, placa de pérola do oeste – PR, que, conferido os dados da moto constatou-se que se tratava de produto de roubo. Um adolescente de 17 anos, condutor da motocicleta foi encaminhado para o DEA, juntamente com Rabih Essmat Araji, 20 anos, naturalidade libanesa, para prestarem esclarecimentos sobre a moto roubada.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Guarda Municipal recebe treinamento tático de operações especiais do CORE


 fotos cida costa www.radioculturafoz.com.br

 
Começou ontem (5) em Foz do Iguaçu o Treinamento Tático Especial para 60 agentes das forças de segurança da fronteira, envolvendo Guarda Municipal (GM), polícias estadual e federal do Brasil, Paraguai e Argentina. O trabalho é ministrado por instrutores da Coordenadoria de Operações de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, com o objetivo capacitar os agentes no combate a criminalidade, em especial o tráfico de drogas. A promoção é das secretarias estaduais e municipais de segurança pública.
Segundo o secretário de segurança de Foz, Adão Luiz Souza de Almeida, o treinamento visa à capacitação dos policiais no combate as organizações criminosas. “Vamos formar um grupo tático, que nós chamamos de pronto emprego. Os instrutores são policiais de elite que já treinaram nas melhores escolas de guerrilha e antiterrorismo. Teremos a oportunidade de absorver muito conhecimento”, disse.
Almeida afirmou que o treinamento integrado entre as forças de segurança favorece ainda mais a realização das ações. “A capacitação é fundamental. Este trabalho vai fazer a diferença na cidade. É a primeira vez que Foz desenvolve um trabalho integrado, envolvendo todas as forças policiais da fronteira.
O instrutor José Dias Moraes, do CORE, observou que o foco do treinamento é a segurança. “Foz é uma cidade de fronteira e turística, visitada por milhões de pessoas do mundo todo e por isso temos que visar à segurança”, considerou. Disse que a maior prevenção é o treinamento tático, que busca a preservação da vida do policial. A questão emocional também é abordada, tendo em vista a situação de estress, que envolve a circunstância do combate à violência.
O treinamento contempla preparação pela teoria e ações práticas no desenvolvimento de operações especiais. São programados diferentes locais para as simulações que envolvem, por exemplo, manuseio de explosivos, resgate de reféns, seqüestros, incursão em favelas, entre outros


   
creditos matéria agencia municipal de noticias fotos rodapé agencia municipal de noticias

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DE TERÇA PARA QUARTA-FEIRA


Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu


SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL


De 06 para 07 de Julho de 2010


OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE



VEÍCULO RECUPERADO:

Por volta das 09h00min, uma equipe da GM em patrulhamento na Rua Décio Luiz Cardoso na Área Central verificou que o veículo Fiat Uno de placas AMU 3798 estava estacionado de forma irregular, com os vidros abertos e com a chave na ignição. Em contato com a Central de Operações foi verificado que o veículo era produto de roubo nesta data.
Sendo assim o veículo foi conduzido e entregue na delegacia para que fossem tomadas as providências cabíveis.
    
ACIDENTE DE TRÂNSITO:

Por volta das 03h00min do dia 06 de julho, uma equipe em patrulhamento na Av. Uirapuru no Jardim Três Fronteiras se deparou com um acidente de trânsito aonde o veículo Subaro Legaci placas ATH633 de procedência paraguaia, conduzido pelo Senhor Marcelo Bonfim veio a colidir com um poste da rede elétrica vindo a danificá-lo. Foi então acionada pela Central de Operações a Copel que compareceu ao local para efetuar os serviços de reparo e manutenção da rede elétrica.
O proprietário do veículo se prontificou a remover o veículo do local e saldar as despesas relativas ao dano causado.